Tendinite: O que é, causas, locais e sintomas

Os tendões são tecidos fibrosos e flexíveis que têm o papel de unir os músculos aos ossos do corpo humano. Eles também são os responsáveis por realizar o movimento dos mesmos. Ou seja, há tendões espalhados por todo o organismo e eles possuem diferentes tamanhos e formatos. E como outros órgãos, os tendões também podem ficar doentes, e quando surge um problema nos tendões em muitos casos é a famosa tendinite.

O que é tendinite?

Basicamente tendinite é a inflamação aguda ou crônica do tendão. Ela ocorre quando o tendão sofre uma dificuldade para se locomover, seja para expandir ou para retrair, inflamando a região e tornando o movimento doloroso.

Causas

A principal causa para a tendinite é o esforço repetitivo. Por este motivo é comum pessoas que trabalham por muito tempo em frente ao computador ou que realizem um mesmo movimento por muito tempo sofram deste problema. Além dos trabalhadores, atletas que realizam os mesmos movimentos por muito tempo, como tenistas e golfistas também tem grandes chances de desenvolver a doença.

Outras causas para esta enfermidade são o estresse e a Diabetes. Estudos já comprovaram que pessoas diabéticas são mais propensas a desenvolver a tendinite que pessoas que não possuem diabetes.

Locais do corpo da tendinite

Como já falamos os tendões estão espalhados por todo o corpo humano. Desta forma, a tendinite acontece por várias partes do nosso organismo. No entanto, alguns locais do nosso corpo é mais comum o seu aparecimento são eles:

  • Calcanhar;
  • Cotovelos;
  • Joelhos;
  • Mãos;
  • Pés;
  • Pulsos
  • Ombros;
  • Quadril.

Sintomas

A dor é o sintoma mais comum da doença. Geralmente, ela acontece após movimentos repetitivos. Outros sintomas são a vermelhidão, inchaço e a sensação de fraqueza.

Incômoda e dolorosa a boa notícia é que a tendinite tem tratamento e formas de preveni-la. E são muitas as opções disponíveis hoje na medicina.

Em um próximo texto mostraremos como se prevenir, quais os tratamentos disponíveis e as suas vantagens. Não percam! E se você tem alguma coisa a dizer sobre a tendinite, escreva nos comentários e acompanhe a nossa página no facebook.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *