Qual o melhor horário para praticar exercícios?

Talvez essa seja a pergunta mais comum para qualquer pessoa que pratica um esporte ou treina. Essa dúvida existe, pois, ao realizar um exercício em determinada hora do dia, é comum pensar que a atividade será potencializada e, com isso, seus objetivos serão alcançados mais rapidamente, como perder peso ou ganhar massa muscular.

A verdade é que não existe um horário certo. O que você precisa descobrir é o horário em que seu corpo está mais predisposto a se exercitar.

Algumas pessoas estão mais dispostas pela manhã. Acordam bem e não ficam se enrolando na cama, colocando a função soneca do despertador para tocar de 10 em 10 minutos. Para essas, é evidente que o melhor horário para se praticar uma atividade é pela manhã. Há também pessoas que se enrolam para levantar e que, mesmo já de pé, consideram que estão acordados só lá pela 11hrs da manhã, depois de duas xícaras de café preto. Essas pessoas não devem se matricular na academia para as aulas matinais ou correr no parque nas primeiras horas. Devem escolher a tarde ou a noite.

Caso você ainda não saiba qual o seu horário, inicialmente, procure alternar entre os horários para ver em qual deles irá se sentir bem. Organize os horários disponíveis para fazer exercício de forma que não atrapalhe a sua rotina e, assim que descobrir o seu horário, esse será o momento de se exercitar. Outro fator importante é praticar esporte que gosta. O exercício, além de ser benéfico para a sua saúde, precisa ser prazeroso. Portanto, se você não gosta de correr, não queira fazer só porque os seus amigos estão correndo e te contam maravilhas sobre a corrida. Faça o que te agrada.

É verdade que cada horário terá as suas vantagens e desvantagens.  Portanto, caberá a você escolher o seu tempo. Mas, se ainda está em dúvida veja algumas dicas que podem te ajudar.

  • Se você escolher o horário da manhã, evite praticar exercícios em jejum, para evitar picos de hipoglicemia.
  • Se realizar exercícios ao ar livre, procure um local arborizado. Sombra e ar fresco é tudo que você precisa. Além disso, evite os horários de sol forte, se exercitar com o sol a pino pode causar queimaduras e desidratação.
  • Se você for se exercitar após o almoço, procure um médico para saber até quantas horas antes de iniciar a atividade você pode se alimentar e o que pode comer.
  • Se você prefere o horário da noite, programe-se para que o seu exercício termine duas horas antes do seu horário de dormir, assim. não atrapalhará seu sono. Outro beneficio da noite é a temperatura, que é mais amena em relação a manhã e a tarde.

Por último, após se exercitar, tome um banho na temperatura que mais te agrada. Tenha certeza que tanto a água fria, quente ou morna vai ajudar na recuperação do seu corpo, desde que o seu banho seja agradável.

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