O que é dor crônica?

Você com certeza já sentiu dor em algum momento da sua vida. Mas, o que é a dor? E por que algumas pessoas sofrem de dor crônica?

A dor nada mais é que uma sensação que surge em nosso corpo quando há uma ameaça de dano a algum tecido ou órgão, como por exemplo, quando você coloca sua mão sobre o fogo e após sentir o calor a retira rapidamente para que não se queime.

Sentir dor é extremamente importante para que se mantenha a integridade do nosso organismo. O corpo, precisa senti-la para poder se defender. Porém, há casos em que dor constante, e por um longo período,  atrapalhar a  saúde, esses casos são de dor crônica.

Que são definidas como dores que duram por no mínimo de 3 meses, independente de serem contínuas ou não, e que perdem o seu sentido, já que deixou de ser um sinal de alerta para se tornar uma doença, e causar diversos incômodos para o portador.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três pessoas do mundo sofre de dores crônicas, e 80% da população mundial provavelmente vai sentir alguma dor crônica em algum momento da sua vida.

Isso acontece porque à medida que as populações estão vivendo mais, graças aos avanços da medicina, e a uma melhora da qualidade de vida, proporcionalmente cresce o número de pessoas com problemas de saúde, como por exemplo, dores na coluna, inflamações, além de doenças como o câncer e a fibromialgia que podem provocar dor crônica.

Quando não tratada, as dores crônicas podem iniciar várias alterações e distúrbios no corpo, limitando a vida do portador. Problemas de insônia, ansiedade, alterações no humor e depressão podem serem decorrentes da dor crônica.

A boa notícia é que há formas de se tratar e obter cura para esta doença. O primeiro passo é procurar um médico que seja especialista no local da dor, por exemplo, um neurologista caso sua dor seja de cabeça.

Afinal, hoje há vários tratamentos disponíveis para o combate a dor crônica.

Feito a consulta,  é importante que o paciente siga o tratamento indicado, que pode ser um tratamento único ou a combinação de diversos tratamentos como o uso de medicamentos, alinhado com a prática exercícios e a fisioterapia.

E por falar em tratamento, esse será o assunto para nosso próximo post. Onde mostraremos alguns dos tratamentos hoje disponíveis na medicina para o combate as dores crônicas. Não perca!

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *