O que é CrossFit?

Criado nos Estados Unidos, o CrossFit é um programa de treinamento desenvolvido por Greg Glassman que pode ser feito por qualquer pessoa e que tem crescido ano após ano aqui no Brasil. Mas, como é esse programa de treinamento?

Basicamente, o CrossFit é um programa de condicionamento físico e  treinamento de força. Sua base está na junção de movimentos funcionais (agachar, empurrar, correr, levantar, pular…), praticados em alta intensidade e variados constantemente, afinal a rotina é inimiga quando o assunto é saúde. Esses movimentos surgem da mistura de várias técnicas, como o levantamento de peso, ginástica olímpica, pilometria, calistenia e outros exercícios.

Dessa forma, o CrossFit é um método de treinamento que proporciona boa adaptação fisiológica do seu praticante, independente de sua forma física ou idade. O que isso quer dizer? Que independente de o aluno ser novato ou veterano, ambos irão terminar o mesmo treino, mas com intensidade e cargas diferentes.

Ao começar os treinos de CrossFit, os praticantes dessa modalidade ganham em melhora de capacidades físicas como agilidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e velocidade.

Um ponto importante no CrossFit e que tem atraído as pessoas é que o principal equipamento para a prática da modalidade é o nosso próprio corpo. Porém, outros equipamentos como barras, pesos, pneus, cordas, caixas, elásticos entre outros também são utilizados.

E como seria um treino de CrossFit?

Normalmente é feito primeiro um aquecimento. Após esse aquecimento pode ser feito um exercício técnico ou um treinamento de força e por último temos o WOD (workout of the day), conhecido como treino do dia. O legal do CrossFit é que esse treino do dia muda de um dia para o outro, porém todos são compostos por exercícios funcionais praticados em alta intensidade por períodos que variam entre 5 a 20 minutos. Dessa forma, você tem um programa de treinamento baseado em movimentos variados e funcionais.

Em resumo, o CrossFit é um esporte onde a combinação de várias atividades trabalha com o intuito de desenvolver uma pessoa preparada para realizar bem qualquer tarefa durante o dia. Além, claro, de cuidar da saúde, já que a prática do treinamento melhora nossos sistemas cardiovascular e respiratório.

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