Massagem ajuda a relaxar e recuperar o corpo após corrida de rua

Quem nunca sentiu uma dorzinha ou um desconforto muscular após um treino ou uma corridinha rápida? Se você nunca sentiu, parabéns! Você é o verdadeiro Homem de Ferro. Mas, como a grande maioria sente algum incômodo, uma massagem após a corrida pode ser a solução para esse problema.

Como já relatado aqui na blog, cresce cada vez mais o número de praticantes de corrida de rua no Brasil. Praticar esportes só traz benefícios, mas, para que esses benefícios não se tornem malefícios, são necessários também cuidados. E é nesse cenário que entra a massagem.

Massagear as áreas mais exigidas do seu corpo (membros inferiores e costas), após uma corrida, irá facilitar e tornar mais rápida e eficaz a recuperação do seu corpo.

Como a massagem é uma prática complementar é importante saber que para aproveitar todos os benefícios que ela têm, a massagem não pode ser feita assim que se termina o exercício. Deve-se dar um tempo de descanso para a musculatura. Uma opção interessante de prática após a corrida seria um exercício de recuperação ativa.

Fazer massagem num prazo de 24 a 48 horas após a corrida é bom, pois ajuda no relaxamento da musculatura, alivia as dores, acelera o processo de recuperação, aumenta a circulação sanguínea, combate a sensação de peso na perna. Além dos músculos, a massagem também vai proporcionar alívio para os ligamentos e tendões.

Segundo estudos, fazer massagem de forma regular é bom pois ela aumenta os níveis de neurotransmissores e de substâncias positivas para o corpo, como a endorfina e a serotonina, além de diminuir os níveis de hormônios e neurotransmissores negativos, como a norepinefrina e o cortisol.

É importante ressaltar que além da massagem, que é um tratamento complementar, os corredores precisam ter outros cuidados. Afinal, não haverá resultados satisfatórios sem uma alimentação saudável, o acompanhamento de um profissional ou até mesmo com o uso de um tênis inadequado, que aumente suas chances de lesões.

Outra opção de tratamento complementar é o uso de um eletroestimulador. Um aparelho fácil de se usar e que possui uma variedade de programas. Mas esse é assunto para um próximo post.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *