3 Tendências na Fisioterapia

Os profissionais da fisioterapia visam oferecer maior qualidade de vida aos seus pacientes. Para isso utilizam diversos recursos de tratamento, movimento corporal, correntes eletromagnéticas, eletroestimulação, e por ai vai. Contudo é preciso estar atento as tendências de mercado pois na fisioterapia a tecnologia é sempre um grande aliado.

Os profissionais ajudam os pacientes a manter o bem-estar físico e mental nos âmbitos da sua vida e também meio profissional. Por isso, estar atento as novidades é sempre um diferencial.

Para ajuda-los nessa tarefa nossa equipa separou um conteúdo ótimo para que vocês escolham o melhor tratamento de acordo com a necessidade de seus pacientes.

1. Gameterapia

A Gameterapia é uma área que vem ganhando cada vez mais força. Nesse sentido, os videogames sensoriais, com movimentos, têm sido cada vez mais usados para reabilitação de pacientes com problemas neurológicos e ósseos.

A proposta é transportar o paciente para outra realidade, envolvendo-o em uma nova interação. Incentivando a atividade cerebral e a recuperação dos movimentos. Por esse motivo, a “cura pelos games” tornou-se um dos métodos mais recomendados para a reabilitação do paciente.

Caso você ainda não tenha ouvido falar neste assunto, conheça algumas de suas vantagens:

– Incentiva a atividade cerebral

– Facilita o tratamento para crianças

– Promove a redução de custos

– Torna o tratamento mais dinâmico

Visto como um método de incentivo, esse recurso pode ser bastante interessante ao ser aplicado em qualquer clínica.

2. Fisioterapia laboral

As empresas estão investindo cada vez mais pesado e com mais consciência nos postos de trabalho. Visando mantar a qualidade no ambiente laboral, assim proporcionando aos trabalhadores mais saúde para o trabalho diário.

São incluídas as atividades de biomecânica, ergonomia, a atividade física laboral e a recuperação de problemas físicos causados pela prática diária das atividades do ambiente de trabalho.

O Fisioterapeuta tem por função detectar os movimentos do trabalhador durante as suas atividades, bem como as suas dificuldades, e orientá-lo sobre a melhor forma de executar seus movimentos na sua rotina, promovendo assim a sua saúde. Dessa forma, é possível reduzir o aparecimento de problemas como LER/DORT.

3. Fisioterapia DermatoFuncional

Também conhecido por Dermatofuncional é um segmento que atua em diversas áreas preventivas e corretivas relacionada a estética. Atua na prevenção de aparecimento de marcas e cicatrizes hipertróficas no pós-operatório de cirurgias plásticas.

Ainda pode atuar para diminuir celulites, flacidez muscular, estrias, envelhecimento, queimaduras e acne. Para queimados, por exemplo, o recurso mais usado em conjunto com a Fisioterapia estética é a cinesiologia, que tem como finalidade recuperar os movimentos do paciente que sofreu queimaduras.

Também chamada de Fisioterapia Dermatofuncional, esse tratamento consiste em oferecer diversos benefícios além da restauração da aparência física, devolvendo ao paciente sua autoestima.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *