TOC: solução para esporão calcâneo

TOC ou terapia de ondas de choque está sendo utilizada com sucesso para substituir diversos tipos de cirurgias. É uma ótima solução para o tratamento do esporão calcâneo. A técnica alcançou a impressionante marca de 70 a 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos.

O esporão

O chamado esporão de calcâneo, uma proeminência de osso aguda, que tem o formato semelhante a de um esporão de galo, que surge na base do calcanhar, na planta do pé, geralmente devido a forma incorreta de caminhar. O esporão de calcâneo só aparece em exame radiológico e sem sintomas. Quando existe uma sobrecarga dos tendões da sola do pé é acentuada. Os sintomas aparecem: dor ao caminhar, principalmente no início da caminhada, dor matinal e sensação de agulhadas e queimação no calcanhar.

Tratamento com TOC

Antes do advento da TOC, o tratamento para o esporão de calcâneo previa fisioterapia e, muitas vezes, infiltração com corticóides. Infiltrações que resolviam temporariamente o problema, mas enfraqueciam as estrutura tendinias, propiciando, após períodos variáveis, novos surtos de dor. Era um tratamento paliativo para adiar a cirurgia ou evita-la, sendo que o paciente teria que conviver com essa patologia. Com em média 3 ou 4 aplicações da TOC, o problema poderá se resolver de vez.

A TOC reduz o processo inflamatório, acelera a desmineralização do esporão, reduz acentuadamente a dor e tem como reação final um estímulo à produção de um novo tecido vascular que auxilia na renovação dos tecidos da região afetada. Ou seja, elimina o esporão”, diz o médico, lembrando que esses efeitos ocorrem de 2 a 6 meses após as sessões da TOC.

Intelect ShockWave RPW

Em parceria com Storz Medical Ag, a Chattanooga desenvolveu uma unidade de ondas de choque radial com verdadeira tecnologia de ponta, que estabelece o Intelect® RPW como padrão global nessa modalidade de terapia, pois visa a manutenção da dor, melhora da função e qualidade de vida. O equipamento produz ondas de choque acústicas, que quando em contato com o local de tratamento produzem efeitos fisiológicos, tais como: controle de dor, redução de aderências e de tecido fibroso, melhora da irrigação sanguínea e aceleração da consolidação óssea.

O equipamento conta com protocolos pré-definidos que são utilizados como base em tratamentos em mais de 75 países em todo o mundo e o esporão calcâneo está dentro dessa lista. Clique aqui para conhecer mais.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *