Qual a forma correta de se aquecer?

Aquecimento é uma parte importante do exercício. Ele tem a função de preparar gradualmente o corpo para as atividades e tem uma série de vantagens: evita alguns tipos de lesões, aumenta o rendimento, melhora as condições cardíacas e a resposta dos músculos.

Apesar da sua importância, muita gente subestima ou até mesmo esquece de executá-lo corretamente. Por isso, esse post traz dicas para você aquecer corretamente e sair na frente!

Como fazer?

Antes de mais nada, devemos reforçar que o aquecimento precisa ser realizado com movimentos específicos, lentos e suaves para preparar as articulações e ativar as musculaturas que serão usadas no exercício. É importante também considerar quais tarefas serão realizadas no treino e se aquecer com base nelas; não existe uma rotina universal!

O aquecimento procura aumentar a temperatura corporal, o fluxo sanguíneo e a frequência respiratória, lubrificar as articulações e elevar a ativação neuromuscular. O ideal é atingir esses objetivos sem cansar o corpo; por isso, aquecer-se de 5 a 15 minutos costuma ser o tempo ideal – nem mais nem menos. Não force além da conta! Nunca esqueça que o aquecimento é só uma preliminar para o treino.

Trabalhar a amplitude dos movimentos é importante pois costumamos fazer gestos curtos e repetitivos quando em repouso. Por isso, explore aos poucos esses movimentos para deixar as articulações prontas para exercícios mais pesados.

Atividades físicas nos deixam mais alertas. Para não ativar nossos sentidos de sopetão, devemos fazer exercícios de equilíbrio, coordenação e flexibilidade e assim facilitar a resposta a estímulos externos.

Para finalizar, não se esqueça que o aquecimento não é treino. Ele serve para preparar o corpo para a sessão; portanto, não exagere na intensidade para não correr o risco de render menos e até de causar alguma lesão. É o mesmo princípio dos petiscos: eles podem ser bons, mas se empanturrar vai te fazer aproveitar menos o prato principal.

Agora que você está pronto para os exercícios, que tal ver essas dicas para melhorar seu rendimento?

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