O que é tonificar os músculos?

Ter um corpo perfeito é o sonho de muitos de nós quando começamos a praticar um esporte. Afinal, a grande maioria das pessoas nunca está satisfeita com o seu biotipo. Por isso, quando iniciamos uma atividade física, além dos benefícios que ela irá nos trazer, também é importante definir qual o objetivo que buscamos.

O que você quer? Aumentar, definir, secar ou tonificar os seus músculos?

Hoje falaremos sobre a tonificação muscular. De forma rápida e direta a tonificação é o fortalecimento da musculatura, eliminando a gordura em excesso que a recobre, sem que os músculos aumentem. Ou seja, a tonificação muscular trabalha o tencionamento das fibras musculares, visando uma melhora do seu corpo.

Tonificar os músculos promove o desenvolvimento da musculatura, melhora o equilíbrio, os movimentos do corpo ficam mais soltos e formas mais definidas.

Uma grande vantagem da tonificação muscular é ser uma prática esportiva que pode ser feita pela maioria das pessoas, tanto que exercícios de tonificação muscular são recomendados para os idosos. Dessa forma, desde pessoas que praticam atividades com regularidade a pessoas sedentárias, todos podem fazer exercícios que tonifiquem os seus músculos. Mas lembre-se que, para obter bons resultados, é necessário abandonar o sedentarismo e inserir o esporte na sua rotina.

Praticar uma variedade de exercícios facilita a tonificação. Para isso, o ideal é que na sua rotina de exercícios haja uma combinação de exercícios anaeróbicos e exercícios aeróbicos.

Os anaeróbicos irão ajudar justamente na definição da sua musculatura. Abdominais, flexões e atividades específicas para partes do corpo como panturrilha e braços definem os músculos. Já os exercícios aeróbicos irão controlar o peso e ajudar na eliminação de gordura. Então, não tenha medo de correr, pedalar e até mesmo pular corda, que é um exercício que você pode fazer na sua casa.

É importante também que você tenha o acompanhamento de um profissional. É ele o responsável por definir quais exercícios devem ser praticados, bem como a quantidade e a frequência.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre tonificação, que tal levantar do sofá e fazer um exercício? Em um próximo post mostraremos uma série de exercícios que você pode fazer em casa para tonificar a sua musculatura.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *