Descubra os benefícios de se andar de bicicleta

A bicicleta é usada das mais diversas maneiras: para diversão, transporte, exercícios… Além da praticidade de deslocamento, pedalar é saudável e ajuda a perder peso. Para quem está começando na malhação, é uma das modalidades mais fáceis. Por ser um exercício aeróbico, pedalar possui diversas vantagens, entre elas:

  • Queima calorias;
  • Eliminar gordura;
  • Fortalecimento e definição muscular das pernas e coxas;
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora do sono e bem-estar.

Porém, antes de começar as atividades, algumas dicas são fundamentais. Nesse post vamos te ajudar a aproveitar mais as pedaladas!

Tipos de bicicleta

Nas academias, estão presentes as bicicletas ergométricas horizontais e verticais, além das usadas nas aulas de spinning. Cada tipo tem uma função única.

Ergométricas são confortáveis e com selim maior; as de spinning têm o assento menor e permitem pedalar mais rápido e em pé. As horizontais têm encosto e o movimento é feito verticalmente; é recomendada para quem tem problemas na coluna, por ser mais confortável.

As bicicletas usadas nas ruas também vêm em diferentes tipos. Há as de passeio, as mais velozes (speed), as BMX (para pistas de terra) e as mountain bikes (para obstáculos).

Pedalando melhor

Para quem quer emagrecer, recomenda-se andar pelo menos três vezes por semana de bicicleta. Dá para começar com 30 minutos de treino leve e ir aumentando gradualmente o tempo e a intensidade. Porém, é muito importante respeitar os próprios limites. Caso sinta algum desconforto, dor ou cansaço em excesso diminua o exercício. Não dê oportunidade para lesões que te deixem de molho!

Quem não está acostumado a pedalar deve evitar subidas e controlar a intensidade da atividade – pelo menos nas primeiras semanas de treino. Se for andar de bike na rua, não esqueça os equipamentos de segurança! Capacete, joelheiras, cotoveleiras, faróis e roupas adequadas são essenciais. O maior risco é a queda, que pode facilmente causar lesões como fraturas e torções.

Andar de bicicleta deve ser evitado por quem sofre de labirintite, pois a falta de equilíbrio pode causar acidentes. A recomendação é a mesma para quem tem problemas cardiorrespiratórios agudos ou que têm lesões sérias na coluna ou articulações.

Claro, além dos cuidados na hora de pedalar também é importante cuidar da alimentação para emagrecer. Diminua o consumo de carboidratos e dê preferência a comidas naturais – grãos, verduras, frutas e legumes.

Andar de bicicleta é um exercício fácil e agradável, especialmente se feito no lugar certo. Siga nossas dicas, tome cuidado e aproveite os benefícios desta atividade prazerosa que é pedalar!

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário e continue nos acompanhando, em breve mostraremos quais os tipos de lesões mais frequentes nos ciclistas e como tratá-las.

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