Confira quais são as 10 lesões mais comuns em academias?

A prática de exercícios físicos é ótima para deixar o corpo em forma e manter a saúde. Porém, há casos em que o excesso de atividades ou um movimento errado pode gerar uma lesão – o pesadelo de todo esportista.

É verdade que o praticante de uma modalidade esportiva tem ao seu alcance meios de reduzir as chances de possíveis lesões, como um simples aquecimento, mas devemos considerar a predisposição de cada pessoa. Afinal, mesmo tomando todos os cuidados possíveis, o risco ainda existe.

Claro, se machucar não é uma exclusividade de quem pratica exercícios, mas quem se exercita está mais exposto a esses problemas por usarem mais o corpo.

De qualquer forma, chega de delongas e vamos ver quais as lesões mais comuns em academias do Brasil e do mundo.

  1. Distenção Muscular

Ocorre quando uma ou várias fibras musculares de um músculo se rompem por causa do estiramento excessivo, contração muscular rápida ou durante o levantamento de cargas muito pesadas. A distensão muscular é classificada em 3 graus. No primeiro grau, as fibras sofrem estiramento; no segundo, uma quantia maior de fibras se rompe; no terceiro, o músculo se rompe por completo.

  1. Tendinite

É quando um tendão fica inflamado, geralmente por causa de movimentos repetitivos em excesso. Também pode acontecer por causa de erros em exercícios ou levantamento de peso.

  1. Contratura muscular

Um músculo se contrai e não volta para o estado relaxado. Pode surgir após série muito intensa.

  1. Lombalgia

Popularmente conhecida como dor nas costas, é um mal que afeta 80% do mundo em algum momento da vida. Na academia, pode ser causada por excesso de peso aliado à má postura. Dá para reduzir as chances ao se aquecer devidamente e tomar cuidado com a postura e a forma de fazer o exercício.

  1. Ruptura do tendão

Pode acontecer durante movimentos explosivos muito rápidos ou com carga muito pesada – agravando a situação se a pessoa já tiver tendinite ou tendinose.

  1. Condromalácia

Também conhecida como condropatia patelar, é uma lesão na cartilagem articular da patela (osso do joelho) que pode surgir devido à sobrecarga da articulação durante exercícios.

  1. Hérnia de disco

Afeta a coluna vertebral e pode ser causada por traumas, levantamento de peso excessivo ou com postura incorreta. Pode ser um problema que some depois de algumas semanas ou, em casos mais severos, exigir cirurgia.

  1. Pubalgia

Dor na região do púbis causada por exercícios intensos, causando inflamações e dores.

  1. Bursite

Inflamação de um ou mais sacos de fluido sinovial das articulações. É causada por movimentos repetitivos e excesso de pressão e afeta mais ombros, cotovelos e joelhos.

  1. Entorse

Acontece quando ligamentos e tecidos ao redor de uma articulação são torcidos de forma rápida e inesperada. Por ser causado por exercícios errados e quedas.

 

Como o risco de lesões sempre está lá, é importante tomar os cuidados necessários e, se possível, exercitar-se com a ajuda de um instrutor. Siga as recomendações e tenha uma jornada de exercícios tranquila!

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *