A importância da primeira consulta

É como todos dizem, a primeira impressão é a que fica. Você nunca tem uma segunda chance de gerar uma boa primeira impressão. No mercado de hoje não podemos nos dar ao luxo de perder, portanto, a importância da primeira consulta ser

Os serviços da saúde são intangíveis, isso é, são imateriais e abstratos. Dessa forma o cliente somente consegue avaliar os seus serviços através dos resultados obtidos após o tratamento, na maioria das vezes, muito tempo depois da primeira consulta.

Sendo assim como o cliente fará a sua avaliação sobre o atendimento? Através de fatores subjetivos, ele tentará quantificar os seus serviços, tais como a sua apresentação física, a apresentação física da sua equipe, a infraestrutura do seu consultório ou clínica, dos preços praticados por você e da sua comunicação.

Parece até muita coisa, entretanto, essa avaliação acontece praticamente sem percebermos. É como dizer: “Nem conheço mas já gostei.” É uma soma desses diversos conjuntos e fatores que são avaliados simultaneamente.

Para quantificar os seus serviços de forma positiva, agregando valor na percepção do cliente, fique atento:

  1. A sua apresentação física e também a apresentação física da sua equipe.

  2. A sua forma de se comunicar com os clientes e com o seus auxiliares na frente dos clientes. Usar gírias, piadas e um vocabulário inadequado e excessivamente informal contará pontos contra você de modo geral.

  3. A apresentação do espaço físico do seu consultório ou clínica deve ser perfeita. Ele deve ser rigorosamente limpo e organizado.

  4. Aos preços praticados. Preços muito baixos para um determinado público-alvo podem passar a percepção de serviços de baixa qualidade.

  5. Ao material de comunicação. A qualidade dos seus serviços é também avaliada em função da papelaria que utiliza, isso é, do cartão de visitas, receituário, envelope e papel de carta.

Na área da saúde tem sucesso aquele que inspira credibilidade e confiança. Para ter sucesso profissional é necessário que você seja bom na técnica. É necessário mas não é suficiente.

É fundamental que você seja bom também na percepção gerada no cliente. Assim, é tarefa de um prestador de serviços  administrar a evidência para tornar tangível o intangível. Isso é, colocar evidências físicas em suas ofertas abstratas.

Afinal, é a primeira impressão que fica e você  dificilmente tem uma segunda chance de gerar uma boa primeira impressão.

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