7 Técnicas para cuidar do corpo após o treino

Após uma jornada intensa de treinos, o corpo tende a ficar pesado, em uma amostra das dores que atingem o praticante no dia seguinte. Mas não precisa ser assim! Algumas técnicas podem serem utilizadas para aliviar os sintomas pós-exercício e recuperar mais rapidamente os músculos.

Um dos culpados pela dor que se espalha pelo corpo após exercícios é o ácido lático, que se acumula na corrente sanguínea e é resultado do metabolismo do sistema. Microlesões nos músculos, provocadas pelo esforço físico, também podem causar problemas. Então veja como atenuar a “ressaca física”.

Consuma carboidratos

O carboidrato dá energia para os músculos. Exercícios físicos esgotam o estoque da substância; por isso, é importante consumir uma fonte de energia até 30 minutos depois do treino.

Faça exercícios leves

Faça um trote leve com duração de 10 a 15 minutos após o treino intenso. Uma atividade física menos pesada recupera melhor os músculos do que o repouso total e aumenta a disposição para o próximo treino.

Crioterapia

É a imersão de parte do corpo em um balde ou uma banheira recheada de gelo, por 10 a 20 minutos. Essa técnica ajuda a recuperar o músculo e regenerar as células, diminuindo a inflamação muscular e as dores causadas pelas atividades.

Massagem

A massagem esportiva libera os pontos de tensão nos músculos, ativa a circulação sanguínea no músculo e ajuda o tecido muscular a relaxar. É muito boa para aliviar as dores do treino e recuperar os danos.

Descanse

Não deixe de dormir bem após se exercitar – oito horas é o tempo ideal para que o corpo se beneficie das atividades. Além disso, é no sono que gastamos menos energia, permitindo que a musculatura se regenere.

Alongamento

Alongar-se antes e depois das atividades é uma ótima ideia. Serve como preparação para se exercitar e também alivia a dor muscular depois do treino. Alguns estudos apontam que o alongamento pós-atividade gera até 20% de ganho de massa muscular. Uau!

Eletroestimulação

Uma forma mais recente de terapia, a eletroestimulação geralmente é feita com eletrodos espalhados na região dolorida ou a ser trabalhada. O Compex aparelho que executa essa função, também pode ser usado depois do treino para recuperar a musculatura e reduzir as dores, além de aplicar uma massagem revigorante na área. Claro, o uso dele não se limita ao pós-treino, sendo usado também antes e durante atividades. São vários os modelos no mercado e todos trazem benefícios para os exercícios.

É importante sempre ter cuidado com o corpo após os treinos. Essas e outras dicas tendem a melhorar o aproveitamento nos exercícios e preservam a saúde do praticante. Seguindo essa rotina, o corpo vai estar pronto para diversas situações!

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