7 alimentos para recuperar os músculos depois do treino

Uma parte importante mas não muito valorizada do exercício é o tempo de recuperação. Necessário para que os músculos se recuperem e cresçam e para o corpo descansar, esse processo também diminui as dores e a fadiga no dia seguinte à prática e melhora o desempenho nos treinos seguintes. Alguns alimentos podem ajudar nesse processo de recuperação – especialmente os que têm carboidratos e proteínas. Conheça agora alguns deles!

Linhaça

Fonte de ômega 3, gordura do bem e é anti-inflamatória, essa semente  reduz a dor e os incômodos nos músculos e melhora a mobilidade das articulações – prevenindo lesões.

Leite desnatado

O leite está nesta lista pois é um alimento com carboidratos e proteína que é absorvido rapidamente pelo organismo. Como depois dos exercícios o corpo está em estado de catabolismo,(quando tira nutrientes das células para reparar danos), é importante ingerir algo que seja usado rapidamente pelo sistema. O leite desnatado é a melhor opção, pois é uma variedade sem gordura – que leva mais tempo para ser absorvida.

Cúrcuma

Ela contém curcumina, substância anti-inflamatória, e é rica em antioxidantes (combatem a dor e promovem a recuperação muscular). Mas cuidado: aquecida, pode perder os efeitos fitoterápicos.

Salmão

Também fonte de ômega 3 e proteínas magras, combate a inflamação e a dor. É recomendado comer peixe pelo menos duas vezes por semana.

Nozes e sementes

Nozes são fontes proteína, zinco, potássio, magnésio, vitaminas e minerais. Ela ajuda na recuperação muscular e pode estar presente em um mix delicioso, junto com castanhas, amêndoas e sementes de abóbora e girassol.

Espinafre

É um potente antioxidante que combate os radicais livres que aparecem após os exercícios, além de reforçar os músculos. Bastante popular no exterior, ajuda a regular o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Chá verde

É a bebida ideal para depois do treino, pois evita danos musculares e celulares. Cheio de antioxidantes e anti-inflamatórios, deixa os atletas devidamente hidratado.
Por último é claro, que os clássicos frango e batata doce também ajudam na recuperação e são bastante populares entre os que se exercitam. Em geral, alimentos com carboidratos e proteínas magras são os mais recomendados para consumo após atividades físicas. Sabendo disso, fazer seu prato ficou bem mais fácil, não?

Faltou alguma alimento? Escreva para nós aqui nos comentários e até a próxima!

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